PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

domingo, 4 de dezembro de 2011

VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?

Este texto é da Revista Nova Escola, que trouxe uma matéria sobre alfabetização muito interessante, compartilho com vocês, e tenho a certeza de que será de grande valia para todos nós!
Aproveitem e deixem seus comentários para trocarmos nossas impressões!! Aproveitem!!

As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita ao longo do tempo (e ninguém pode fazer por ele) e também por meio das interações que realiza com as informações que o ambiente lhe oferece. Trata-se de uma evolução conceitual e não exclusivamente gráfica. Por isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue desenhar bem cada uma das letras. Identificar as hipóteses de escrita de cada aluno é condição primordial para planejar as atividades adequadas e, principalmente, os agrupamentos produtivos na turma.

Avalie se você está interpretando corretamente as hipóteses de escrita dos seus alunos.



Resultado da nossa enquete!

Com que frequência você utiliza a internet como ferramenta facilitadora para seu trabalho em sala de aula?

80%  afirmaram que sempre utizam a internet como ferramenta facilitadora do trabalho em sala de aula.
20% afirmaram as vezes (pelo menos uma vez no mês) utilizam a internet como ferramenta facilitadora do trabalho em sala de aula.

De um modo geral podemos concluir que a maioria dos professores reconhecem que a internet e consequentemente as aulas digitais são ferramentas inovadoras e eficazes no processo ensino aprendizagem. Estamos no caminho certo!!


Acessem:

Siga-nos no twitter:
@Proj_Pedevento
@Educopedia
@Rioeduca

Postado por : Cláudia de Moraes Nascimento
Família Educopédia - Projeto Pé de Vento - Alfabetização
@Cakau_Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário