PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

segunda-feira, 5 de março de 2012

A CASA DE ALFABETIZAÇÃO E O PÉ DE VENTO NA 7ª CRE




A CASA DE ALFABETIZAÇÃO E O PÉ DE VENTO

REUNIÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA 7ª CRE




A Casa de Alfabetização, como um Projeto de Escola e de Educação, apresenta-se construído sobre  a perspectiva  “ALFABETIZAR LETRANDO”.
E isto implica entender, planejar e desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que tenham como fim a LEITURA DO MUNDO a qual, também, se constrói nos processos de aprendizagem da LEITURA e da ESCRITA das PALAVRAS.

A Casa de Alfabetização compreende o atendimento ao 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental.

Como um Projeto de Escola e de Educação, apresenta-se construído sobre a perspectiva de  “ALFABETIZAR LETRANDO”.

Assim, teremos, já no ano de 2012, escolas organizadas, exclusivamente, para atender a esses anos de escolaridade. Nas demais escolas, que também atendem ao 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental,  teremos a implantação da mesma metodologia que guiará todo o trabalho de alfabetização.

METAS

Toda criança em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado à sua idade ao final do 1º ano do Ensino Fundamental.
Toda criança plenamente alfabetizada ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

7ª CRE em AÇÃO

A sala de aula, como espaço/tempo de construção da autonomia da criança - intelectual, social e moral –, privilegia o trabalho autoral. Ambiente que permite mobilidade, flexibilidade, agrupamentos e enriquecido com as tecnologias, no qual as crianças aprendem num processo individualizado e numa construção social interativa. Ao focar na meta de alfabetização e letramento, é dado acesso à comunicação, ao conhecimento e à capacidade de se tornar cidadão.

Dentro dessa perspectiva o PÉ DE VENTO auxilia no processo de aprendizagem, colaborando para que este espaço seja alegre e desperte em nossos alunos o prazer pela descoberta de novas possibilidades de leitura do mundo.

Convidados a participar desse momento, estivemos junto com a equipe da  7ª CRE e Coordenadores Pedagógicos, na E.M. Rosa do Povo,  para traçarmos nossas ações conjuntas visando o pleno desenvolvimento de nossos pequenos alunos com a certeza de que a Educação Carioca está escrevendo um novo capítulo em sua história, fortalecida pela determinação de todos nós professores em buscar novos caminhos para uma aprendizagem significativa.
Foi um momento de conversarmos e trocarmos experiências, cada coordenador trouxe de sua Escola um trabalho desenvolvido pelas turmas do 1º ao 3º ano e demonstraram estar ambientados com as novas tecnologias aplicadas a educação e principalmente em acreditarem que a utlilização da Educopédia é possivel, já que nossos alunos, mesmo bem pequenos, já dispõem de recursos em suas casas o que sem dúvida facilita o trabalho em sala de aula. 





A equipe da GED da 7º CRE, recebeu cada um desses parceiros coordenadores com um imenso sorriso acolhendo a todos em suas necessidades, alegrias e angustias, porque a educação é feita de "gente" para "gente".

Obrigada a nossa querida professora educopedista da GED, DILMA, pela capacidade de multiplicar a motivação em cada um de seus colegas presentes.

Professora Cláudia (10ª CRE) e Professora Dilma (7ª CRE)

Obrigada a equipe da 7ª CRE !!!!!

Queridos professores, aguardamos seus relatos sobre a utilização do Pé de Vento em sua prática pedagógica e estamos a sua disposição para uma visita!!!

Contato: claudiamnascimento@rioeduca.net

Acessem :

www.educopedia.com.br
www.educopedia2010.blogspot.com
www.rioeduca.net


Siga-nos

@Proj_Pedevento
@Educopedia
@Educopeja
@Educopedia_Ing
@Rafael_Parente
@ClaudiaCostin
@Rioeduca


Postagem : Claudia de Moraes Nascimento

@Cakau_Moraes

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho maravilhoso da equipe que só vem a enriquecer os alunos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora!!! trabalho em conjunto é sempre certeza de sucesso!!!

    ResponderExcluir