PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pé de Vento na 9ªCRE


A 9ª Coordenadoria Regional de Educação realizou, no dia 31 de julho, a Capacitação Pé de Vento para professores do 1º ano e contou com as presenças da Rioeducadora Márcia Alves, do Articulador Alexandre Rodrigues e dos Educopedistas Mario Mangabeira e Lívia Andrade que juntos apresentaram os recursos tecnológicos que a SME-RJ está oferecendo aos seus professores.


Depois que o projeto Pé de Vento foi instalado na versão offline nas escolas da nossa Rede, as coordenadorias ofereceram a capacitação para ambientar e dar dicas aos professores sobre o uso deste recurso para a alfabetização nos anos iniciais da nossa rede.






Fizeram parte desta capacitação professores do 1º ano das escolas da 9ª CRE em 2 grupos, manhã e tarde, num total de 112 professores, que gostaram muito da proposta e apresentação. Foram momentos muito ricos e que contaram com a brilhante participação do professor Mario Mangabeira (Educopedista/Especialista em Língua Portuguesa) que foi o responsável pela apresentação do conteúdo do projeto Pé de Vento.



Grupo de professores do 1ª ano das UEs da 9ª CRE e o Professor Mario Mangabeira




Professor e Articulador Alexandre Rodrigues e professor Mario Mangabeira



Nossa capacitação iniciou com a apresentação do nosso Articulador da 9ª CRE, professor Alexandre Rodrigues, que além de articulador é também o responsável pelos projetos de tecnologia da Gerência de Educação da 9ª CRE. Ele falou das atribuições da função de articulador e do acompanhamento que fará nas escolas. Apresentou, também, um vídeo de sensibilização muito interessante para iniciar a reunião o qual veremos a seguir:


Vídeo 1 - Vida Maria





Professora Márcia Alves – AIT/Rioeducadora 9ª CRE


Em seguida, foi a vez do Rioeduca, onde apresentei o portal detalhadamente às professoras e falei da sua importância como um canal de informações e de troca de experiências de que hoje os professores, alunos e responsáveis dispõem. Falamos, também, do e-mail rioeduca e instalação dos Kits Educopédia nas Unidades Escolares e do próprio Pé de Vento na versão offline, procurando esclarecer dúvidas sobre a infraestrutura que envolve o uso da Educopédia nas escolas. Aproveitei para apresentar o Blog da 9ª CRE, que apesar de estar no ar desde o ano passado, muitos professores ainda não conheciam. Abordamos também, a importância das escolas e professores criarem seus blogs, uma vez que esta ferramenta pode se tornar um diário, um portfólio do trabalho docente para consulta, pesquisa e avaliação e nas escolas o blog se torna uma ferramenta de acesso à informação e organização da gestão escolar transparente e eficiente. Esclareci as professoras que o Blog da 9ª CRE apresenta uma lista dos blogs das UEs e professores e que acompanhamos o trabalho que estas UEs vêm desenvolvendo através deste canal de informações.




Para acessar o blog da 9ª CRE, clique na imagem acima.



O professor Mario Mangabeira iniciou sua fala “Conversando sobre Alfabetização” e contou suas experiências como alfabetizador e especialista da Língua Portuguesa. Abordou os temas: Organizando o contato com a Língua Escrita: Letramento e Alfabetização; Educopédia; Objetos de Aprendizagem; Qualidade e Inovação; Educoteca; Pé de Vento e outros.

A seguir, disponibilizaremos a apresentação feita pelo professor Mário e que serviu de base para o trabalho do grupo. Através desta apresentação, o leitor terá a visão dos pontos abordados pelo professor e a importância do material trazido para agregar aos conteúdos do projeto Pé de Vento. Acrescentamos os vídeos utilizados durante a capacitação.






Vídeo 2 - Alfabetização - apropriação do sistema alfabético



Vídeo 3 - Educação em Rede



Vídeo 4 - Educação para a nossa geração



Vídeo 5 - Andrea Ramal fala sobre alfabetização


Para finalizar nossa capacitação, tivemos o relato de experiências da alfabetizadora Lívia Andrade, Professora PII regente da E. M. Tóquio com o Pé de Vento.



Profª Lívia, prof./articulador Alexandre, prof. Mario e profª Márcia 


Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO. Envie seu trabalho.

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário